Modelo WRF

O modelo WRF (Weather Research and Forecasting Model) é um modelo numérico de previsão de tempo sob a licença de domínio publico. O modelo é oficialmente desenvolvido pelo NCAR (National Center for Atmospheric Research) em parceria com o NCEP (National Center for Environment Prediction), o NOAA National Oceanic and Atmopheric Administration, o DOE Departament of Energy of USA, entre outros centros de pesquisa e universidades pelo mundo.

O modelo WRF conta com dois núcleos dinâmicos que constituem da estratégia da discretização espacial e temporal, grade horizontal, níveis verticais para resolução de equações que governam a dinâmica atmosférica. Esses dois núcleos são : O ARW Advanced Research WRF e NMM Non-hydrostatic Mesoscale Model. ARW é o núcleo mais usado para pesquisa, já que conta com configurações mais maleáveis, enquanto que o NMM é menos maleável e feito para o uso em alguns casos mais específicos e operações de previsão de tempo. Nesta página sempre que nos referimos a WRF a partir de agora nos referimos ao WRF com o núcleo ARW.

O WRF é uma plataforma competente para o estudo de processos atmosféricos dando suporte a vários graus de complexidades. O modelo pode ser configurado para cenários reais ou cenários fictícios. Os cenários fictícios podemos propor bases para investigações em diversas áreas:

Dominio do WRF

Dominio WRF
Domínios da simulação do WRF com 12 km de resolução horizontal: o eixo x e o eixo y representam a latitude e a longitude respectivamente. E o domínio de 4km de resolução é representado pleo quadrado de linhas pretas no centro do domínio de 12km de resolução. O modelo tem 34 níveis verticais. As cores representam a soma total de todos os níveis verticais de qc, qi, qr, qs e qg.

As previsões meteorológicas contidas neste site são geradas de maneira automática e possuem um caráter experimental para fins de pesquisas